A evolução dos relvados sintéticos

Evolução dos relvados sintéticos

 

Os relvados sintéticos estão na ordem do dia. O seu aparecimento surge devido às contingências de manutenção e de elevada utilização.

Podemos classificar os relvados sintéticos em 4 gerações:

 

Relva sintética de 1ª geração

Os pisos em relva sintética chegaram à Europa no início dos anos 70, sendo as suas fibras constituídas por polipropileno, sem quaisquer cargas, sendo o filamento mais baixo do que o que estamos habituados hoje em dia.

 

Relva sintética de 2ª geração

Os relvados da 2ª geração tiveram um maior desenvolvimento nos finais dos anos 70, sendo a fibra ligeiramente mais alta do que os da 1ª geração. Aqui já eram normalmente utilizadas cargas (areia) de forma a assegurar a firmeza das próprias fibras e consequente aumento da estabilidade do piso. Esta geração de relvados permitiu uma maior regularidade da planimetria em relação aos de relva natural, permitindo um melhor controlo de bola por parte dos intervenientes do jogo, bem como um ressalto mais uniforme.

Podemos dizer que ainda não era o piso ideal para a prática de futebol, principalmente porque as características de jogo e o ressalto da bola não eram comparáveis com os relvados naturais.

 

Relva sintética de 3ª geração

Após a chegada dos relvados com enchimento de areia, o desenvolvimento tecnológico e científico foi enorme o que conduziu ao aparecimento dos relvados de terceira geração: as fibras são muito mais altas do que as das gerações anteriores (50mm a 60mm de altura), mais espaçadas entre si, e a fibra utilizada passou a ser o polietileno, sendo este mais maleável e suave quando em contacto com a pele.

Nos relvados de 3ª geração são espalhadas cargas de areia e granulado de borracha (SBR) ou só granulado de borracha. Esta combinação de fibra e enchimento garante um piso confortável. Não só a abrasividade da relva diminui como os pitons das botas enterram-se mais facilmente diminuindo a pressão nas articulações dos jogadores. Estas vantagens tornaram a terceira geração de relvados ideal para a prática do futebol.

 

Relva sintética de 4ª geração

Nos últimos anos apareceram os relvados de quarta geração, compostos por fibras mais baixas, menos espaçados entre si. Não necessitam de cargas de enchimento, a firmeza das fibras é assegurada por um conjunto de fibras muito resistentes que ocupam os espaços entre as fibras mais altas. Esta combinação permite que sejam também excelentes para a prática do futebol.