9 dicas de como poupar água no seu jardim

Aproveitando o Dia Internacional da Água, apresentamos algumas dicas para reduzir e otimizar o seu consumo de água na rega do seu jardim. Confira a lista abaixo:

  1. Regue de forma inteligente

Ao optar por regar o seu jardim ao início da manhã ou ao fim da tarde/ noite, reduz as perdas por evaporação, dando assim mais tempo para que as plantas se hidratem.

  1. Controle as ervas daninhas

As ervas daninhas competem por água e nutrientes com todas as plantas do seu jardim, ao mesmo tempo que não são esteticamente apelativas.

  1. Escolha espécies nativas

A escolha de espécies nativas para o seu jardim é uma das escolhas mais importantes para poupar água. Estas espécies estão adaptadas ao clima da sua região, não necessitando de regas adicionais.

  1. Organize o seu jardim

Organize as plantas que necessitam de mais água, em conjunto, em áreas mais baixas de forma a que a rega seja realizada de forma mais fácil e eficiente. As plantas mais resistentes, em zonas mais secas, arejadas ou declives.

  1. Otimização do sistema de rega

Tenha um sistema de rega otimizado e bem dimensionado. Na fase de projeto do seu sistema de rega deve ter em atenção os seguintes pontos:

  • Textura do solo;
  • Número de horas de Sol;
  • Exposição solar do jardim;
  • Tipo de utilização do jardim;
  • Tipo/necessidade de espécies que constituem o jardim;
  • Disponibilidade de água;
  • Geometria do jardim.
  1. Inspecione o seu sistema de rega

Teste o seu sistema de rega regularmente, em modo teste, verificando se o mesmo está a funcionar corretamente.

  1. Esteja atento à sua fatura

A sua fatura da água é um parâmetro muito importante que é necessário analisar. O mau funcionamento do seu sistema de rega pode causar vários prejuízos, não só ao seu jardim, mas também à sua fatura da água.

  1. Rega automatizada

Sempre que possível, opte por um sistema de rega automático. Assim poderá controlar a rega do seu jardim, programando os dias, horários, frequência e duração da mesma.

  1. Sensores de chuva e humidade

A incorporação destes sensores é realmente um upgrade ao seu sistema de rega. Estes sensores impedem o funcionamento do sistema durante períodos de chuva. Mesmo depois de terminado o período de precipitação, estes sensores evitam que o sistema volte a funcionar até que a água recolhida por ele se evapore.

Em relação aos sensores de humidade, estes vêm, cada vez mais, ganhando notoriedade. Estes sensores devem ser instalados, sensivelmente, a 12cm abaixo do solo. Assim, é evitada uma rega desnecessária ao seu jardim. Os sensores de chuva e de humidade complementam-se para que tenha um maior controlo sobre a rega do seu jardim.